Windows 7

Esse blog é relacionado à troca de informações sobre esse sistema Operacional da Microsoft q veio derrubar seus antecessores!!!!!!!!!!!!

Cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciaram em uma recente pesquisa que jogar videogames ativos pode ser considerado, em crianças, como um exercício moderado. O estudo foi publicado na revista "Pediatrics" da "American Academy of Pediatrics".

O estudo envolveu testes com crianças de idade entre 10 e 13 anos. Suas estatísticas vitais (frequência cardíaca, o gasto energético e esforço) foram examinadas em três diferentes condições: sentado assistindo televisão, jogando videogames ativos e caminhando sobre uma esteira.

Os pesquisadores descobriram que os jogos ativos, como o de Boxe e o Dance Dance Revolution (nível 2) do Wii Sports produziram o mesmo gasto de energia que a caminhada a 5,6 km/h. Se comparado à atividade de assistir televisão, o jogo de boliche e o DDR no nível 1 tiveram gasto de energia 2 vezes maior, enquanto no Wii Boxing e em níveis mais altos do DDR os gastos foram 3 vezes maiores.

A conclusão da pesquisa foi que esses tipos de jogos são muito recomendados, inclusive em substituição aos jogos eletrônicos convencionais e principalmente à TV – mas de forma alguma deve-se excluir as brincadeiras e exercícios físicos "reais". Jogos ativos, em especial, são fortemente recomendados às crianças sedentárias, com tendência ao diabetes e obesidade.

Os internautas que não conseguiram fazer o download de uma cópia do release candidate do Windows 7 agora tem mais uma chance.

A Microsoft estendeu até o dia 20 de agosto o prazo limite para baixar a nova versão da plataforma. Até então, o sistema operacional foi disponibilizado para download até o fim de junho último.

A data limite para os usuários testarem o Windows 7, no entanto, permanece até maio de 2010. Depois disso, um código reiniciará o sistema automaticamente de duas em duas horas. Tirar o doce da criança serve como uma pressão da Microsoft para que os usuários migrem o quanto antes para a versão oficial.

A Averatec lançou seu novo PC tudo-em-um com tela widescreen de 22 polegadas, o Averatec D1005. O D1005 vem equipado com um processador Intel Core 2 Duo E5200, 3 GB de memória RAM, HD SATA com 320 Gb de capacidade e gravador de DVD.

Além disso ele conta com chip de vídeo integrado Intel X4500HD, suporte para redes sem fio, Gigabit LAN, webcam integrada e vem com Windows Vista Home Premium.

O Averatec D1005 está disponível nos EUA por US$ 799 (R$ 1.600).

Programas para o Twitter não são novidade: a rede social é atualmente tão popular que, não importa o aparelho, certamente há pelo menos meia dúzia de opções para "twittar" a partir dele. Mas o software escrito pelo programador Sascha Corti, funcionário da Microsoft e membro da equipe suíça da MSDN (Microsoft Developer Network), chama a atenção pelo conceito usado na interface.

O surfaceTweet é um cliente Twitter para a Surface, a mesa interativa sensível ao toque desenvolvida pela Microsoft. O programa mostra os 25 tweets mais recentes de seus contatos como "cartões" espalhados pela mesa, e é possível arrastá-los em várias direções com um toque dos dedos.

Para ajudar o usuário a se organizar em meio a tantas informações, há alguns conceitos interessantes: novos tweets são marcados com uma estrela, e os que mencionam seu usuário têm um fundo azul. Além disso, fotos postadas através do serviço Twitpic aparecem automaticamente como miniaturas ao lado do texto, eliminando a necessidade de abrir uma janela do navegador para ver o que são. Por fim, um teclado flutuante permite compor novas mensagens.

O surfaceTweet, junto com seu código-fonte, é gratuito, mas para rodá-lo é necessário uma mesa Surface rodando o Microsoft Surface Service Pack 1.


A Dell lançou na quinta-feira seu primeiro computador de mesa all-in-one - CPU integrada ao monitor - voltado a pequenas empresas. A principal característica do Vostro All In One é proporcionar um melhor aproveitamento de espaço.

O PC pode ser usado com um suporte opcional que, segundo a empresa, diminui em 79% o espaço ocupado pela máquina sobre a mesa em comparação a um desktop tradicional. Além disso, os fios podem ser completamente eliminados se o consumidor optar pela versão com Wi-Fi integrado e usar mouse e teclado sem fio.

O novo Vostro usa processadores Intel Core2 Duo e traz webcam integrada.

O Vostro All In One já está disponível no Japão e na China, por preços a partir de US$ 629, e deve chegar a outros mercados em agosto.

A EVGA acaba de lançar o InterView 1700, um monitor equipado duas telas LCD de 17”. As telas são presas a um suporte central que permite que cada um delas seja girada individualmente 180º na vertical e 90º na horizontal. Cada tela possui resolução nativa de 1440 x 900, tempo de resposta de 8 ms e relação de contraste estático de 500:1. O InterView 1700 pesa cerca de 7,5 Kg, tem uma webcam integrada de 1,3 Mpixel localizada no suporte central, três portas USB e conector dual-link DVI. A EVGA está vendendo o InterView 1700 US$ 650, nos EUA.

O sistema operacional Android 2.0 poderá estar disponível antes do final de nosso inverno, se as pistas dadas pelos programadores realmente refletem as intenções do Google. Em uma entrevista ao AndroidGuys, uma representante do "The Weather Channel" disse que o lançamento do próximo aplicativo da empresa para o Android já será para a versão 2.0 do sistema, nas próximas semanas. Como os aplicativos escritos para a nova versão do SO não funcionarão na antiga, o relato sugere que o novo Android seja disponibilizado juntamente com os seus aplicativos, já que não faz sentido lançar um programa exclusivo para uma versão do sistema que ainda não foi anunciado.

A representante ainda nota que, a partir do ponto de vista dos desenvolvedores, a versão 2.0 do Android está muito melhor e mais fácil de lidar, bem como mais estável que as versões anteriores. Recursos não foram discutidos, mas espera-se que a segunda edição do SO tenha como base a criatividade. Conhecida também como "Donut", o novo Android terá busca universal, controle de voz, conversão de texto para fala e suporte a gesticulações, também incluindo mais recursos voltados às redes sociais.

Vale lembrar que algumas empresas, como a Sony Ericsson, já planejam usar a versão mais recente do Android em seus primeiros aparelhos que carregarão o sistema operacional aberto do Google.

Finalmente a Intel resolveu simplificar o esquema de nomenclatura de seus processadores. Já era tempo, pois atualmente é complicado até mesmo para os profissionais da área posicionar determinado processador da Intel no mercado devido à enorme quantidade de marcas e modelos (Pentium, Celeron, Core 2 Duo, Core 2 Quad, Core i7, etc). Com esta estratégia a Intel espera ajudar o usuário final a simplificar o processo de escolha de seus processadores. Com o novo esquema a Intel focará na marca “Core” (suas variações desaparecerão com o tempo, como Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc) e a dividirá em níveis:
Core i7: processadores topo de linha;
Core i5: processadores intermediários;
Core i3: processadores simples.

Os processadores Core i5 e Core i3 ainda não existem e serão lançados em breve.

As marcas Pentium, Celeron e Atom continuarão a existir. A plataforma Centrino será aposentada no início do próximo ano, mas a marca “Centrino” será usada em produtos WiFi e WiMAX da Intel. A plataforma vPro continuará a existir e será usada nos processadores Core i7 e Core i5.

Novo Classmate PC


O Classmate PC é um netbook desenvolvido pela Intel voltado especificamente para a educação, ou seja, para uso em sala de aula por alunos do ensino fundamental. A idéia do Classmate PC surgiu em 2006 depois de uma extensa pesquisa etnográfica realizada em salas de aula de todo o mundo onde os pesquisadores da Intel visitaram escolas e passaram um período convivendo e observando as interações entre os alunos, professores, pais e diretores. A Intel queria desenvolver uma solução completa para sala de aula e foi com isto em mente que surgiu o Classmate PC.

O principal concorrente do Classmate PC é a iniciativa OLPC, liderada pelo Nicholas Negroponte, ex-diretor do Laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que aqui no Brasil ficou inicialmente conhecida como “o laptop de 100 dólares” (esta era a expectativa inicial, ele nunca foi fabricado por este preço nem nunca teve grande abrangência, note bem).

Em ambos os casos o público-alvo do produto é o governo e não usuários finais.

 




O Classmate PC é um netbook pequeno, leve e resistente (não poderia ser diferente, já que seu público alvo é constituído exclusivamente por crianças e adolescentes), e que vem com um pacote de software educacional visando atender às necessidades de estudantes e professores.

O equipamento possui um chip de segurança contra roubos que inviabiliza sua utilização caso ele não seja registrado na rede da escola. Um chip TPM (Trusted Platorm Module ou Módulo de Plataforma Confiável) instalado em cada Classmate PC verifica periodicamente através da rede sem fio a validade de seu certificado. De tempos em tempos o sistema da escola troca o certificado dos equipamentos registrados na sua rede obrigando um novo acesso para revalidação. Caso a revalidação não seja feita em um determinado período, o micro trava e somente voltará a funcionar se novamente conectado à rede e revalidado por seu administrador.

A grande novidade é que no Editor’s Day deste ano a Intel apresentou o modelo com função Tablet que será fabricado no Brasil a partir de outubro.

Abaixo você confere as especificações técnicas do novo modelo do Classmate PC.
Processador: Atom N270 (1,6 GHz)
Chipset: Intel 945GSE
Memória: 1 GB ou 512 MB
Unidade de disco: SSD ou disco rígido com capacidades de 4 GB, 8 GB ou 16 GB.
Tela LCD de 8,9” (resolução nativa de 1024x600) sensível ao toque podendo ser girada 180° transformando o netbook em um tablet
Teclado resistente à água
Webcam integrada de 1,3 Mpixel
Acelerômetro (ou sensor de movimento)
Duas portas USB
Leitor de cartões de memória SDHC/SD
Rede Fast Ethernet (100 Mbps)
Rede sem fio (802.11 b/g/n)
Bateria de 6 ou 4 células
Peso: 1,25 – 1,45 Kg

Tecnologia Intel MyWiFi

A idéia básica da tecnologia Intel MyWiFi é a mesma por trás das tecnologias Bluetooth e WUSB: conectar dispositivos externos ao micro (tais como teclado, mouse, câmeras digitais, impressoras, porta-retratos digital, etc) sem a necessidade de cabos. A diferença, no entanto, é que a tecnologia Intel MyWiFi não requer a utilização de nenhum hardware adicional além da placa de rede sem fio do seu computador ou notebook.

Tecnicamente falando, a tecnologia Intel MyWiFi inclui uma camada de software entre o driver da placa de rede sem fio e o sistema operacional. Com isso é possível criar várias “placas de rede sem fio virtuais” a partir de um único dispositivo físico. Desta forma uma única placa de rede sem fio pode ser comunicar com vários dispositivos ao mesmo tempo. Você pode estar conectado ao seu ponto de acesso acessando a Internet enquanto envia dados para sua impressora sem fio através de conexões de rede distintas.

Por enquanto apenas as placas de rede sem fio Intel WiFi Link 5100 e 5300 e o sistema operacional Windows Vista suportam esta tecnologia.

O Core i7 é o primeiro processador da Intel com controlador de memória integrado, recurso já disponível nos processadores da AMD desde o Athlon 64. Ele é baseado na arquitetura Core, assim como o Core 2 Duo e Core 2 Quad, porém com diversos aprimoramentos para o aumento do desempenho (microarquitetura Nehalem) e usando um novo soquete chamado LGA 1366.

Todos os demais processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com outros processadores da Intel o chipset (e conseqüentemente a placa-mãe) é o componente que determina qual a tecnologia e a quantidade de memória que você pode instalar no micro. Como no Core i7 o controlador de memória está embutido no processador, é o este – e não mais o chipset – que define qual tecnologia e a quantidade de memória você pode ter instalada no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação na quantidade de memória instalada. O controlador de memória integrado no Core i7 aceita apenas memórias DDR3 (até 1,6 V; memórias que requerem mais do que isto não funcionarão e podem inclusive danificar o processador) e suporta a nova arquitetura de três canais de memória. Os modelos lançados até agora suportam apenas memórias DDR3-800 e DDR3-1066.

A arquitetura de três canais permite ao processador acessar três módulos de memória ao mesmo tempo para gravar e ler dados, aumentando a quantidade de bits que são transferidos por pulso de clock de 128 (na arquitetura de dois canais) para 192. Em teoria a arquitetura de três canais oferece um aumento de 50% na largura de banda em relação à arquitetura de dois canais rodando com o mesmo clock. Por exemplo, memórias DDR3-1333 trabalhando no modo de dois canais têm uma taxa de transferência máxima teórica de 21 GB/s, enquanto que na arquitetura de três canais eles têm uma taxa de transferência máxima de 32 GB/s.

O processador comunica-se com o restante do sistema por meio de um novo barramento chamado QPI (Quick Path Interconnect). Este trabalha a 2,4 GHz no Core i7 e 3,2 GHz no Core i7 Extreme.

Assim como nos processadores da AMD, a arquitetura do Core i7 possui um clock base, a partir dos quais os outros clocks são calculados, cada um de acordo com seu multiplicador específico. Esse clock base é de 133 MHz.

Outra característica interessante é o Core i7 possui a tecnologia HyperThreading, que simula dois processadores lógicos para cada núcleo de processamento. Assim, como ele tem quatro núcleos "reais", o sistema operacional detecta oito núcleos "virtuais" (threads), ou seja, oito processadores.

O Core i7 Extreme é a versão mais poderosa (e cara) do Core i7. Suas principais diferenças são o multiplicador destravado, além de velocidades do clock do processador e do barramento mais altas.

As principais características técnicas dos processadores da família Core i7 são as seguintes:
Microarquitetura Nehalem.
64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo.
256 KB de cache L2 por núcleo.
8 MB de cache de memória L3 compartilhado.
Tecnologia de quatro núcleos.
Tecnologia fabricação de 45 nm.
Soquete 1366.
Barramento QPI rodando a 2,4 GHz ou a 3,2 GHz.
Tecnologia de Virtualização
Tecnologia Intel EM64T
Tecnologia HyperThreading (HT)
Instruções SSE4.2
Tecnologia Execute Disable
Tecnologia Enhanced SpeedStep

Uma explicação mais aprofundada do funcionamento dos processadores Core i7 contendo todas as diferenças entre a sua arquitetura e a arquitetura usada pelos processadores Core 2 Duo e Core 2 Quad pode ser vista em nosso tutorial Por Dentro da Microarquitetura Intel Nehalem.

Vamos ver agora quais modelos foram lançados até o momento.

Modelos

Na tabela abaixo listamos todos os modelos dos processadores Core i7 lançados até o momento.

i7-950    3,06 GHz

i7-940    2,93 GHz

i7-920    2,66 GHz


Na tabela abaixo listamos os modelos do processador Core i7 Extreme lançados até o momento.

i7-975    3,33 GHz

i7-965    3,2 GHz

Os fãs de Star Wars são conhecidos pela criatividade em demonstrar sua preferência pela saga de filmes dos jeitos mais diferentes possíveis. Um desses fãs convida os apreciadores do mundo inteiro a enviar via web um trecho de 15 segundos para reproduzir um dos filmes.

O site "Star Wars: uncut" abre com o convite: "Olá! Você e outras 473 pessoas têm a chance de recriar _Star Wars: Uma Nova Esperança_". Isso porque Casey Pugh, criador da ideia, dividiu o filme em trechos de 15 segundos, totalizando 473 partes.

Para participar da recriação, bastava clicar sobre uma das cenas, assistir e reproduzir. Valia animação, encenação, desenho, abstração, comédia, stop motion... o que a criatividade mandasse.

Cada visitante poderia ter até três cenas incluídas no filme, que será mesclado novamente quando todas as cenas regravadas forem finalizadas. Todas os trechos já estão em produção e não é mais possível enviar vídeos. Mas Pugh, que também trabalha no site de vídeos Vimeo, já avisa: "Eu estou criando um novo jeito para que todos possam participar no final da semana.

De acordo com o site "Switched", três cenas já foram finalizadas, sendo uma delas uma animação, em uma parte que Hans Solo conversa com Luke Skywalker. Em outra, uma pessoa filma sua interpretação simultânea de várias criaturas Jawas ao mesmo tempo.

Para acessar o site, basta ir ao endereço www.starwarsuncut.com. Lá é possível assistir a todas as cenas originais e também às três já finalizadas pelos participantes do projeto.

O site de compartilhamento de vídeos YouTube será lucrativo para o Google num futuro próximo, disse nesta terça-feira a companhia, líder no mercado de buscas na Internet.

O Google adquiriu o YouTube por 1,65 bilhão de dólares em 2006, mas perdeu dinheiro com o site que permite às pessoas divulgar e compartilhar vídeos gratuitamente.

Analistas esboçaram preocupações sobre os enormes custos envolvidos em publicar milhões de vídeos, sendo apenas uma pequena quantidade apoiada por publicidade.

"O YouTube agora está em uma trajetória com a qual estamos satisfeitos", afirmou o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, nesta quinta-feira.

Ele acrescentou que o Google está ajudando publicitários e agências de propaganda a criar "ótimos anúncios facilmente" para o YouTube.

Executivos da companhia recentemente fizeram comentários otimistas sobre o crescimento da receita do YouTube. Schmidt disse a repórteres neste mês que novos formatos de publicidade resultarão em mais receita.

Em resposta à pergunta de um analista, o vice-presidente de finanças do Google, Patrick Pichette, afirmou que recentes esforços para introduzir novos formatos de anúncio e promover vídeos ajudaram a estabelecer a página do YouTube entre anunciantes como relevante e "desejável para os clientes".

"Nós estamos realmente satisfeitos tanto em termos de crescimento da receita (do YouTube), que é fundamental para o YouTube, e ... num futuro não muito distante realmente vemos um negócio muito bom e lucrativo para nós", afirmou Pichette.

Na quinta-feira, o Google divulgou um lucro trimestral superior às expectativas de Wall Street, mas o crescimento da receita não foi como alguns investidores esperavam, o que levou as ações da companhia a cair quase 3 por cento.

As vendas de equipamentos e software de videogame nos Estados Unidos caíram 31 por cento, para 1,17 bilhão de dólares, em junho, informou o grupo de pesquisa NPD na quinta-feira, o que representa a maior queda desde 2000.

As vendas de software de videogame caíram 29 por cento, para 625,8 milhões de dólares, enquanto as de hardware caíram 38 por cento, para 382,6 milhões de dólares. As vendas de acessórios caíram 22 por cento.

Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, culpou o alto custo dos consoles de videogame como parte das razões da queda.

"O consumidor simplesmente não quer comprar hardware a esses preços... É evidente que os consumidores estão à espera de cortes de preços", disse Pachter, que espera que as vendas do setor se recuperem em setembro com o lançamento de novos títulos de destaque.

As vendas gerais de videogames caíram 12 por cento até agora este ano, de acordo com o NPD.

O Wii, da Nintendo, continuou a ser o console mais vendido em junho, com 362 mil unidades, ainda que as vendas tenham sido 45 por cento inferiores às do mesmo mês no ano passado. O Wii vem liderando as vendas de consoles nos Estados Unidos há 21 meses consecutivos, de acordo com a Nintendo.

Anita Frazier, analista da NPD, disse que a economia está claramente prejudicando o setor de videogames, no passado considerado como relativamente protegido contra a crise.

"Este foi um dos primeiros meses, creio, em que o impacto da economia se refletiu claramente nos números", afirmou Frazier em declaração.

"A dimensão do declínio também pode apontar para um adiamento do consumo não essencial até que surja um evento importante (um corte de preços no hardware, a chegada de um título obrigatório) que os force a gastar", afirma o comunicado.

O Xbox 360, da Microsoft, ficou em segundo entre os consoles no mês —e registrou o único aumento de vendas com relação ao período em 2008—, seguido pelo PlayStation 3 e PlayStation 2, da Sony.

Microsoft e Yahoo podem estar chegando a um acordo, após quase 18 meses de negociações cada vez mais amargas. Diversos relatos surgiram no final desta quinta-feira, sugerindo a possibilidade de que a Microsoft possa, finalmente, assumir o controle da divisão de buscas do Yahoo.

De acordo com notícia publicada no britânico The Guardian, diversas fontes - como um analista citado no site de investimentos 24/7 Wall Street e o influente blog "All Things Digital" - dizem que o acordo é "iminente", está "perto de ser fechado". Não estavam claros, entretanto, os termos precisos em que o acordo se daria.

"Se tudo correr bem, o acordo pode ser anunciado na semana que vem", diz Kara Swisher, do "All Things Digital", citando executivos das duas empresas. Altos executivos da Microsoft - entre eles, o vice-presidente sênior do grupo de audiência online, Yusuf Mehdi, e o diretor da área de buscas, Satya Nadella foram de Redmond, Washington (onde fica a sede da empresa) ao Vale do Silício, na sede do Yahoo, para as negociações.

O site diz que ouviu diferentes versões sobre os termos do acordo, mas todas elas incluem a Microsoft pagando ao Yahoo vários bilhões de dólares iniciais para tomar conta do negócio de buscas. O acordo também poderia envolver a venda de anúncios online, com o Yahoo administrando para as duas companhias. Se o acordo não acontecer agora, as enmpresas devem desistir de serem parceiras em qualquer campo.

Apesar da crescente censura, a internet continua ampliando rapidamente sua presença na China, onde o número de usuários chegou a 338 milhões em junho, mais de 25% da população do país.

O número representa um aumento de 40 milhões de usuários em relação ao levantamento anterior, elaborado no final de 2008, diz a agência oficial "Xinhua" ao citar dados do Centro de Informação sobre a Internet na China.

Esta é a primeira vez em que a taxa de usuários de internet na China supera a média mundial, de quase 20%. Entretanto a presença da rede ainda é muito maior nos países desenvolvidos.

Um total de 94,3% dos usuários chineses utiliza banda larga, um número ligeiramente maior ao do final de 2008. Além disso, houve nesses seis meses um forte aumento (32,1%) na quantidade de internautas que acessam a internet pelo celular (155 milhões).

O estudo governamental mostra que os usuários chineses utilizam a web principalmente para ler notícias, jogar e falar com seus amigos.

Também foi identificado um forte aumento no número de pessoas que fazem compras online na China, de 14 milhões no final de 2008 para 87,9 milhões em junho deste ano.

Desde o ano passado, a China é o país com mais internautas no mundo, muito à frente dos Estados Unidos, o segundo na lista.

A comunidade chinesa na web cresce rapidamente - cerca de 15 milhões de pessoas se juntam à rede no país a cada dois meses. O sucesso da internet na China ocorre apesar do forte controle sobre conteúdo exercido pelo Governo, especialmente contra sites estrangeiras e em datas delicadas para a política nacional.

Por causa das tensões étnicas ocorridas em Xinjiang neste mês e no Tibete em 2008, por exemplo, os usuários chineses não podem acessar sites populares como YouTube, Facebook e Twitter.

Apesar da censura, a internet é o meio de expressão preferido pelos jovens chineses. A rede ajudou a revelar casos de corrupção local, a organizar protestos e também serviu para a publicação de artigos críticos ou irônicos contra o Governo comunista.

Seria de imaginar que basta uma senha para proteger a informação confidencial armazenada em sites de internet. Mas, como descobriram os executivos do Twitter, essa pode ser uma suposição perigosa. Na quarta-feira, a web estava tomada por rumores depois que surgiu a informação de que um hacker havia exposto informações sigilosas do Twitter, obtidas por meio da invasão da conta de e-mail de um funcionário do grupo. A violação causou preocupação tanto entre os usuários individuais quanto entre os empresariais da web, quanto à segurança das senhas usadas para proteger as informações confidenciais que eles armazenam na web.

Em sites que armazenam informações pessoais como e-mails, dados financeiros ou documentos, em geral a única proteção é um nome de usuário e senha. A maioria das pessoas está hoje armazenando informações em servidores da web, nos quais elas estão acessíveis a qualquer computador conectado, por meio de serviços oferecidos pelo Google, Amazon, Microsoft, redes sociais como o Facebook e serviços de backup como o Mozy.

Mas os sites protegidos por senhas estão se tornando vulneráveis porque para conseguir controlar o número crescente de senhas que precisam empregar, as pessoas tendem a usar os mesmos códigos, bastante simples, em numerosos sites da web. Em estudo conduzido no ano passado, o grupo de segurança na computação Sophos constatou que 40% dos usuários de internet utilizam a mesma senha em todos os sites que visitam regularmente.

O ataque ao Twitter coloca esse problema em destaque. Para seus documentos internos, a empresa utiliza uma versão empresarial do Google Apps, um serviço que o Google oferece gratuitamente a usuários individuais. O Google Apps oferece e-mail, um processador de texto, um programa de planilhas, e software de agenda, tudo isso disponível via web.

O conteúdo fica armazenado nos servidores do Google, o que pode servir para economizar dinheiro e evitar dificuldades, e para permitir que funcionários trabalhem juntos em documentos. Um hacker que invada a conta de uma pessoa ganhará acesso a informações que esta compartilhe com amigos, parentes ou colegas de trabalho, o que foi exatamente o acontecido no Twitter.

A violação na segurança do Twitter aconteceu cerca de um mês atrás, de acordo com a empresa. Um hacker que usa o pseudônimo Hacker Croll conseguiu invadir a conta de e-mail de um funcionário do setor administrativo da empresa, e ganhou acesso à conta dele no Google Apps, que o Twitter utiliza para acesso compartilhado a planilhas e documentos contendo ideias de negócios e detalhes financeiros, de acordo com Biz Stone, um dos co-fundadores do Twitter.

O hacker enviou documentos sobre os planos e finanças da empresa, contratos confidenciais e candidatos a empregos a dois blogs de notícias tecnológicas, o TechCrunch, no Vale do Silício, e o Korben, na França. Também havia informações pessoais sobre funcionários do Twitter, entre as quais números de cartão de crédito. O hacker também conseguiu invadir a conta de e-mail da mulher de Evan Williams, o presidente-executivo do Twitter, e por meio dela ganhou acesso a diversas das contas pessoais de Williams na internet, entre as quais as da Amazon.com e PayPal, disse Stone.

O TechCrunch revelou documentos que demonstram que o Twitter, uma empresa de capital fechado, continua a não ter receita, até o momento, mas projeta que atingirá um bilhão de usuários e receita anual de US$ 1,54 bilhão em 2013.

Michael Arrington, fundador do TechCrunch, disse em entrevista que o hacker também lhe havia enviado documentos detalhados de estratégia sobre possíveis modelos de negócios, a ameaça competitiva do Facebook e o momento em que a empresa poderá ser adquirida.

Alguns analistas afirmam que a violação sublinha o quanto pode ser perigoso para pessoas e empresas manter documentos sigilosos armazenados em servidores de web, ou "na nuvem", o termo usado para essa forma de computação.

Mas Stone declarou que o ataque "não se relaciona a defeitos em aplicativos de web", e sim a uma questão mais ampla que afeta tanto empresas quanto usuários individuais. "Isso mostra como é importante seguir procedimentos sólidos de segurança pessoal, como escolher senhas fortes", ele disse.

Em lugar de superar as barreiras de segurança, aparentemente o hacker do Twitter conseguiu responder corretamente às perguntas pessoais que o Gmail faz a seus usuários para permitir que alterem suas senhas. "Muito dos usuários do Twitter estão de certa maneira vivendo suas vidas sob os olhos do público", disse Chris King, diretor de marketing de produtos da Palo Alto Networks, uma empresa que desenvolve firewalls. "Se você transmite todos os detalhes sobre o nome do seu cachorro e em que cidade vive, não é difícil adivinhar uma senha".

Especialistas em segurança aconselham usuários a escolher senhas únicas e complexas para cada serviço de web que utilizem, e que incluam múltiplos caracteres e uma mistura de números e letras. Programas gratuitos de administração de senhas, como o KeePass e o 1Password podem ajudar as pessoas a manter o controle das senhas que utilizam em diferentes sites.

Andrew Storms, diretor de operações de segurança da nCircle, uma empresa de segurança de redes, sugeriu escolher respostas falsas para perguntas como "qual foi seu primeiro número de telefone", ou criar perguntas obscuras, em lugar das questões padronizadas propostas pelos sites. (É claro que isso acarreta o problema de ter de memorizar a informação falsa.)

No caso de empresas, o Google permite que os administradores da companhia estabeleçam regras quanto à dificuldade das senhas e acrescentem ferramentas adicionais de confirmação, tais como códigos individuais.

O hacker do Twitter alega que desejava ensinar as pessoas a tomar mais cuidado. Em mensagem ao blog Korben, ele escreveu que seu ataque poderia "conscientizar os usuários de que ninguém está seguro na Net".

A Microsoft deixou claro nesta quinta-feira, último dia da Conferência Mundial de Sócios da companhia, que está orgulhosa do Windows 7, versão do famoso sistema operacional que será lançada em 22 de outubro.

Reunidos em Nova Orleans, os principais executivos da empresa garantiram que os problemas que atrapalharam os primeiros passos do Windows Vista foram solucionados e que o futuro é mais que promissor.

Tanto a Microsoft como o setor de tecnologia apostam muito no Windows 7. Há motivos para isso. Um estudo divulgado ontem pela empresa de consultoria IDC mostrou que o lançamento do produto abrirá oportunidades de negócio de aproximadamente US$ 320 bilhões nos segmentos de hardware, software e serviços.

Apesar da crise, o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, está confiante. Para ele, o momento é de oportunidade para o setor de tecnologia da informação (TI), em geral, e para a Microsoft, em particular.

"A melhor forma de produtividade é a inovação. Ironicamente, isso significa que, hoje em dia, o valor da TI como negócio é maior do que nunca. Que indústria vai produzir essa inovação? Esta", disse Ballmer no discurso que fez na conferência.

A Microsoft está convencida de que o Windows 7 é tão bom e vai interessar tanto os consumidores que decidiu lançá-lo no mesmo dia em que serão inauguradas as lojas da empresa que competirão com as da Apple, anunciou ontem Kevin Turner, diretor de operações.

Por ora, o sistema operacional está sendo distribuído entre os fabricantes de computadores (como Dell, HP e Acer) para sua instalação nos PCs que estarão à venda nos próximos meses.

Numa entrevista à Agência Efe durante a conferência, Mike Nash, vice-presidente de Gestão do Windows, resumiu a satisfação da empresa com os resultados obtidos com as versões teste e RC (Release Candidate).

"Estou muito orgulhoso do Windows 7", afirmou Nash, sem hesitar um só segundo.

Segundo o executivo, o Windows 7 é diferente do Vista porque seus projetistas tiveram que "compreender as necessidades dos clientes e dos sócios" e "se certificar de que os aplicativos do Vista e do XP funcionariam" no novo sistema. "É nisso que estamos nos concentrando", disse.

Apesar de insistir que as pesquisas realizadas indicam que a má impressão causada pelo Vista logo após seu lançamento não corresponde à experiência real dos usuários, a Microsoft reconhece que cometeu erros, principalmente em questões de compatibilidade.

"Agora temos duas definições", declarou Nash. "A primeira é que um aplicativo é compatível quando quem o desenvolveu diz que é compatível. A segunda é que há vezes em que um aplicativo muito velho do XP não vai funcionar no Windows 7. Nosso trabalho é garantir uma nova versão desse aplicativo ou uma atualização que funcione com o Windows 7", disse.

O resultado, segundo a companhia, é que os sistemas equipados com Windows 7 funcionam da mesma maneira ou melhor que os que tinham Vista, a ponto de a nova família de microportáteis - mais conhecidos como "netbooks" - conseguir executar o novo sistema, o que não acontecia com o Vista.

Como exemplo, Nash disse que em sua casa todos os computadores, com exceção de um, há meses funcionam com as versões beta e RC do Windows 7, apesar de sua mulher ter "uma política muito severa quanto à não instalação de versões que não sejam as finais".

O que fez a mulher mudar de opinião, segundo Nash, foi a "simplicidade" do sistema.

"No geral, o melhor do Windows 7 é sua simplicidade. O Windows 7 simplifica os PCs. As respostas que tivemos sobre sua simplicidade são extremamente positivas. E minha mulher agora não consegue voltar ao Vista", destacou o diretor.